Esse é o blog do Distrito Escoteiro do Extremo Oeste de Santa Catarina, que é composto pelo Grupo Escoteiro Atalaia, Raízes, Tupã, Julio Wolff La Salle, Sepé-Tiarajú , Lírios do Campo, Gonçalves Dias, Gralha do Pinhal, Yucumã, Pedra Vermelha e Guaraciaba.

O Coordenador Distrital é o chefe Daniel Schwerz.
DISTRITO ESCOTEIRO EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA. Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Origem da NOITE DA SOPA do Grupo Escoteiro Atalaia

Com o intuito de criar um evento de divulgação da unidade escoteira local  à  comunidade migueloestina, o Grupo Escoteiro Atalaia designou uma comissão de chefes  para verificar a possibilidade de realização de um evento gastronômico diferenciado e inédito na região. Prontamente optou-se pela noite da sopa, pois não havia esta opção em São Miguel do Oeste. Através de uma pesquisa informal entre alguns grupos de pessoas no nosso município constatou-se que haveria uma boa aceitação por este prato.
Passamos então para elaboração do cardápio das sopas que seria num esquema de buffet com cinco tipos.  
Após várias  experiências realizadas na casa dos chefes Marcos Bisleri e Cesar Teló testando cerca de 15 tipos,  chegamos ao cardápio atual. O buffet de sopas é servido no sistema Italiano, em um pão especialmente preparado para este fim, o que da um charme ao evento.

Como a preparação do prato demanda uma logística,  montamos então uma equipe, dividida por tipo de sopa, que ficaram  assim definidas: Sopa Eslava, Sopa Minestra, Sopa Mandioca com Calabresa, Sopa Abóbora com Charque e Sopa de Legumes ( neste ano substituída por Sopa de Ervilha). Além do pequeno grupo que estava a frente desta tarefa, necessitamos de ajuda externa, sendo o desafio prontamente aceito pelo casal muito especial para o grupo , Sra. Marina Ines Scur Schoenher e o Sr. Lauri Schoenher, que além de prepararem duas sopas nos dois primeiros anos doavam todos os ingredientes das sopas de mandioca com calabresa e de legumes.

Esta é a quarta  edição deste evento que tornou-se tradicional dentro do movimento escoteiro da região. Atualmente o Grupo Escoteiro Atalaia promove  a noite da sopa também na cidade de Guarujá do Sul/SC, em conjunto com as voluntarias daquele munícipio para angariar fundos para o Hospital Beneficente de Guarujá do Sul. Na sua segunda edição deste ano, servindo mais de 500 pessoas, o que rendeu interesse do município  pelo movimento escoteiro, estando em fase avançada da criação do Grupo Escoteiro Guarus, naquele município.

Entre acertos e erros, esperamos  sempre  fazer o melhor possível para atender as pessoas com qualidade e atenção. Atualmente temos uma fila de espera para a aquisição destes ingressos pois o evento  conquistou inúmeros  degustadores. O lucro dos eventos  da Noite da Sopa e do tradicional Porco no Tacho são utilizados em prol dos jovens e crianças em atividades escoteiras em todo estado, além de manutenção do grupo  e construção da futura sede. 
   
Enviado pelo chefe Marcos Rogerio Borges Bisleri

0 comentários:

Postar um comentário